Pular para o conteúdo principal

Minha revisão de REDES

O Modelo internet.
É composto por 5 camadas ( Aplicação, Transporte, Rede, Enlace e Física), as camadas superiores utilizam serviços oferecidos pelas camadas inferiores.
Assim como as camadas inferiores recursos das camadas superiores, na imagem abaixo da pra se observar que por exemplo.
A Camada Transporte REDE, recebe segmentos da tabela Transporte.




O que é o RTT.

Round-trip time, é o calculo que determina o tempo que um pacote leva para sair da fonte, e ir até o destino.

Clique Aqui se quer saber como fazer esse calculo.


O que é o Slow start.

É o método que ao começar algum tipo de tráfego na rede, o host manda pequenas quantidades de pacotes, de acordo com o Janela, o receptor que não está havendo congestionamento.

O que é um Socket ?

Segundo Marcoratti, "Um socket pode ser entendido como uma porta de um canal de comunicação que permite a um processo executando em um computador enviar/receber mensagens para/de outro processo que pode estar sendo executado no mesmo computador ou num computador remoto."

Por que ao diminuir RTT, diminui também o Slow Start. ?

Bom é o seguinte, existe dois tipos de conexão as persistentes e as não persistentes.

  • HTTP não persistente A conexão TCP é desfeita ao final da entrega de cada objeto. A conexão NÃO PERSISTE para outros objetos. O browser pode abrir várias conexões TCP simultâneas (paralelismo). Pode sobrecarregar o Servidor (administração de mais buffers e variáveis TCP no lado Cliente e Servidor) e tem maior tempo de resposta (requisição de conexão a cada objeto solicitado). O HTTP/1.0 utiliza HTTP não persistente.

  • HTTP persistente Múltiplos objetos podem ser enviados sobre uma mesma conexão TCP (com paralelismo ou sem paralelismo). Sem paralelismo, o Servidor fica ocioso entre o final do envio do objeto e a recepção da requisição de envio do próximo objeto (desperdício de recurso) e maior tempo de reposta para montar a página WEB. O HTTP/1.1 utiliza conexões persistentes em seu modo padrão.

E levando em consideração que em cada conexão é feito o RTT, então quando as conexão forem persistentes, será feito menos RTT, fazendo menos RTT, será feito menos slow start.

WireShark

WireShark é um software que captura de pacotes.





1. O computador com dispositivo da toshiba, envia um pacote de broadcast perguntando para o host 192.168.100.2, o seu MAC ADRESS, e diz para responder para o IP 192.168.100.105.
2. O Host com dispostivo Dell, retorna um pacote para o host da toshiba, informando que o ip 192.168.100.2, e esta com MAC 00:12:3f:6e:35:52
3. No item 3, o 192.168.100.105, mas uma requisição do Site Google...
Etc....


Demultiplexação/multiplexação

A Demultiplexação é a entrega dos dados de um segmento da camada de transporte à porta correta. "O trabalho de reunir, no hospedeiro de origem, porções de dados provenientes de diferentes portas, encapsular cada porção de dados com infomações do cabeçalho (que mais tarde serão usadas na demultiplexação) para criar segmentos, e passar esses segmentos para a camada de rede é denominado multiplexação"



Camada de aplicação

A camada de aplicação é a camada que a maioria dos programas de rede usa de forma a se comunicar através de uma rede com outros programas. Processos que rodam nessa camada são específicos da aplicação; o dado é passado do programa de rede, no formato usado internamente por essa aplicação, e é codificado dentro do padrão de um protocolo.
Uma vez que o dado de uma aplicação foi codificado dentro de um padrão de um protocolo da camada de aplicação ele será passado para a próxima camada da pilha IP ( no caso transporte).
Na camada de transporte, aplicações irão em sua maioria fazer uso de TCP ou UDP, e aplicações servidoras são freqüentemente associadas com um número de porta. 
Aplicações cliente conectando para fora geralmente usam um número de porta aleatório determinado pelo sistema operacional.
O pacote relacionado à camada de aplicação é chamado Mensagem.

A camada de rede

A camada de rede resolve o problema de obter pacotes através de uma rede simples. Exemplos de protocolos são o IP.
Na suíte de protocolos para a internet, o IP executa a tarefa básica de levar pacotes de dados da origem para o destino. O protocolo IP pode transmitir dados para diferentes protocolos de níveis mais altos, esses protocolos são identificados por um único número de protocolo IP.O pacote da camada de rede é geralmente conhecido como Datagrama.


A camada de transporte

Os protocolos na camada de transporte podem resolver problemas como confiabilidade (o dado alcançou seu destino?) e integridade (os dados chegaram na ordem correta?). Na suíte de protocolos TCP/IP os protocolos de transporte também determinam para qual aplicação um dado qualquer é destinado.
O TCP, é um mecanismo de transporte "confiável", orientado à conexão e que fornece um stream de bytes confiável, garantindo assim que os dados cheguem íntegros (não danificados e em ordem). O TCP tenta continuamente medir o quão carregada a rede está e desacelera sua taxa de envio para evitar sobrecarga.O UDP (User Datagram Protocol), número 17 do protocolo IP, é um protocolo de datagrama sem conexão. Ele é um protocolo de "melhor esforço" ou "não confiável". Não porque ele é particularmente não confiável, mas porque ele não verifica se os pacotes alcançaram seu destino, e não dá qualquer garantia que eles irão chegar na ordem. Se uma aplicação requer estas características, então ela mesma terá que provê-las ou usar o protocolo TCP.
O UDP é tipicamente usado por aplicações como as de mídia de streaming (áudio, vídeo etc), onde a chegada na hora é mais importante do que confiabilidade, ou para aplicações de simples requisição/resposta como pesquisas de DNS, onde o overhead de configurar uma conexão confiável é desproporcionalmente largo.
O pacote da camada de transporte é chamado Segmento.




Pessoal, essa foi algumas coisas que levantei ao estudar redes, abordei apenas algumas coisas e não usem como fonte de estudo final.;D

Postagens mais visitadas deste blog

Criando um sistema de login em Java.

Login Pessoal, nesse exemplo vou demonstrar como criar um sistema de login em Java, usando servlet , jsp , e html. A IDE usada será o Netbeans , Bom a primeira coisa a ser feita é criar um projeto web pelo NetBeans . Para isso, siga os seguintes passos. Menu     File → New Project Agora clique em Java Web, depois aplicação WEB. Agora clique em Next . Coloque um nome para sua aplicação WEB, e clique em finish . Novamente clique em Next . Feito isso, agora vamos criar o formulário para que o usuário entre com o Login e a senha. Formário HTML <%@page contentType="text/html" pageEncoding="UTF-8"%> <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"    "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html>     <head>         <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">         <title> Sistema de login em JSP </title>     <

Problema de charset OTRS

Tive um problema com apache e OTRS, nosso banco ORACLE estava no charset iso-8859-1. Foi necessário jogar essas linhas no arquivos /etc/init.d/httpd LANG='AMERICAN_AMERICA.WE8ISO8859P1'; export LANG NLS_LANG='AMERICAN_AMERICA.WE8ISO8859P1'; export NLS_LANG NLS_NUMERIC_CHARACTERS=,.; export NLS_NUMERIC_CHARACTERS Feito isso de um restart no apache service httpd restart Com isso deve resolver o problema.