Observem que o VirtualBox é executado como uma simples aplicação, logo fica dependente do Sistema, operacional para ser iniciada.
Tela do VirtualBox:
Observem que ele possui todas as opções, que uma maquina física teria, como memória, espaço em disco, quantidade de processador, drives, e tudo mais, um detalhe bastante óbvio é que os recursos lógicos ou virtuais, jamais deveram ser, maiores que os recursos físicos.
O site para fazer o download do VirtualBox é: http://www.virtualbox.org/
Para criar um maquina virtual é bem simples.
Siga esses passos
- Clique no menu maquina -> novo
- Clique em Próximo
- Dê um nome a Maquina ( MaqUbuntu por exemplo ).
- Escolha o Tipo de sistema operacional e o sistema operacional ( Exemplo Linux | Ubuntu )
- Escolha a quantidade de memória a ser destinada a ele. ( ele já deixa marcada a memória apropriada por padrão mas fica a vontade para alterar )
- Na próxima tela, selecione Criar novo Disco.
- Siga os passos e crie um disco virtual.
- Logo depois na próxima tela clique em Finalizar.
Pronto sua maquina deve ter sido criada.
O VirtualBox possui uma série de recursos disponíveis por exemplo, ele implementa um controlador virtual USB e permite-lhe arbitrariamente ligar dispositivos USB em suas máquinas virtuais sem ter que instalar um drivers de dispositivo específico ao host.
Pensando mais a fundo nas possibilidades, de se ter um maquina física com vários servidores instalado, já se pode imaginar a economia de espaço físico na ambiente que proporciona também economia na refrigeração.
Agora no Desktop para entusiastas de sistema, tem a oportunidade de testar os mais diversos SO, sem se preocupar em perder dados, ou de não conseguir fazer algo no novo sistema, já que ele tem o sistema base para utilizar.
Nesse link: http://www.virtualbox.org/wiki/Screenshots Segue telas, do VirtualBox rodando nos mais diversificados ambientes.
Alguma dúvida, então clique aqui.