Hardware são componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos, os hardware formam a parte física de um computador, mas o hardware sem software para gerenciar suas instruções não possui utilidade algum, então o software que utilizamos para gerenciar o hardware de um computador é o sistema operacional.
Sistemas operacionais, são nada mais que um conjunto de subsistemas e rotinas que são projetado afim de gerenciar determinado hardware.
Exemplo de sistemas operacionais:
Microsoft Windows XP
Mac OS X Leopard
Linux Ubuntu
etc...
Mas sistemas operacionais não são apenas para PC, desde um simples celular, até o mais complexo, Super Computador, necessita de algum sistema operativo para ter utilidade.
E Software é toda a parte lógica. Ou seja a parte que roda sobre o hardware.
Exemplos de software:
Sistemas operacionais
Editor de texto
Planilhas eletrônica
Editores de imagens.
etc...
CPU ou UCP
O UCP ou CPU é a unidade central de processamentos, ele é responsável por fazer toda a parte que se refere a cálculos no computador.
Vírus de computador
Vírus são software desenvolvido para fins criminosos, pode variar entre as mais simples variedade como um vírus que trava o computador, ou até mesmo complexos códigos que capturam o que é digitado no teclado e até mesmo os pontos onde os infectados clicam no mouse.
Memoria RAM
Memória RAM, é um hardware, que armazena informações enquanto o computador permanecer ligado, diferente de outras memória ela perde todas as informações quando não recebe corrente de alimentação.
Processadores 64 bits
Processadores de 64 bits não são duas vezes mais rápidos nem processam (necessariamente) o dobro de dados por ciclo de clock. A grande vantagem dos processadores de 64 bits é que eles são capazes de trabalhar com endereços de memória de 64 bits, o que permite endereçar muito mais do que 4 GB de memória RAM. Temos também um aumento no tamanho dos registradores, que passam a armazenar 64 bits de informações, em vez de 32, o que representa um pequeno ganho de desempenho.
Outro benefício (embora menos significativo) é que eles são capazes de processar números inteiros de até 64 bits, ao invés de 32. Isto oferece ganhos de desempenho em algumas áreas específicas (como, por exemplo, softwares de encriptação e alguns aplicativos científicos) mas não ajuda muito nos aplicativos do dia-a-dia. Processadores de 32 bits podem processar números inteiros de 64 bits, mas eles precisam ser divididos em duas instruções separadas, o que naturalmente toma mais tempo.
A primeira tentativa de criar um sucessor de 64 bits para a plataforma x86 veio da Intel, que em 2001 lançou o Itanium, um processador de 64 bits destinado a servidores.
O Itanium quebra a compatibilidade com a família x86, passando a utilizar o IA-64, um novo conjunto de instruções. O plano inicial era popularizar a arquitetura primeiro nos servidores, onde os benefícios de um processador de 64 bits são mais evidentes, e em seguida lançar também versões destinadas a desktops. O problema com o Itanium (além do processador ser muito caro) era que não existiam softwares capazes de se beneficiar da nova plataforma. Ele incluía um sistema de emulação, que permitia rodar softwares de 32 bits, mas neste caso o desempenho era muito ruim.
fonte: http://www.gdhpress.com.br/blog/processadores-de-64-bits/ consultado em 23/Jan/2010
Equipamentos de proteção.
Segue o link: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/
Bons estudos !