Pular para o conteúdo principal

Programas essências para o Linux no Desktop.

Através de alguns parâmetros, resumi nessa lista os programas essenciais para o Linux no Desktop.
Tendo em mente que quando se fala em sistema para Desktop, pensamos em tarefas básicas de um usuário, como mandar e-mail, vídeo, musicas, fotos, editores de etc...
E tomei como base de preferência aplicativo em GTK.



Confira clicando aqui, algumas telas de um sistema no Desktop.




Player de vídeo


Totem: é um reprodutor simples com recursos, bastante úteis, trabalha com importação de legendas, e faixas de áudio também, pode também baixar legenda bom um simples clique, já que eles faz isso de forma automática, além de dezenas de plugins, como de busca de vídeo pelo Outubro.
É um reprodutor que não utiliza muito os recursos do hardware, um dos melhores para o sistema Linux.

Player de música.

Rhythmbox: Esse programa é muito útil, com ele você gerencia sua biblioteca de musicas, escuta radio online, baixa capas de CDs da Web, além de possui o recurso de fica como ícone na bandeja do sistema, ou seja, não fica na tela ocupando o areá de outros programas, isso permite que você tenha um área de trabalho mais organizada. Possui plugins também oque aumenta os recursos e ferramentas do player.



Mensageiro instantâneo


aMSN: É um clone do mensageiro do Windows, com recurso de plugins, skin, logs, e dezenas de outros recursos muito uteis.
Tem uma interface bem similar ao Live messeger, mas sem aquelas propagandas, tem versões para Windows, Linux, MAC, e até aparelhos moveis.
É criado utilizando uma linguagem chamada TCL com o TK ( Tool kit ), as vezes ocupa um pouco mais de memoria, mas vale a pena pelas suas funcionalidades.
Emesene: Esse mensageiro tem surpreendido muita gente, ele funciona muito bem, é leve, e possui uma quantidade funcionalidade razoável, vale a pena conferir.

Editor de Texto:

OpenOffice Writer: Esse é uma programa, que está sendo utilizado por muitas empresas por que possui a maioria dos recursos que o MS Office possui além de ser gratuito, o que o torna vantajoso, vem incluso na suíte de aplicativos para escritor OpenOffice, possui corretor ortográfico, e dicionario gramatical, além de suporte a plugins o que pode aumentar e muito a suas ferramentas.
Já possui corretor ortográfico como as novas regras.


Navegadores.


Firefox: Sem duvida um dos melhores navegadores da atualidade é o Firefox, tanto para Windows quando para Linux.

Google Chrome: O navegador no Google agora também para Linux, é bem simples instalar e não consome muito recursos da maquina, funciona com plugins normalmente.



Virtualização:

VirtualBox: É um software de virtualização desenvolvido pela Sun Microsystems ( agora pertence a Oracle ) que, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas.
Com ele, você pode usar o Linux e na hora que precisar de utilizar algum recurso, que só exista em outros sistema operacional, o que é bem raro, você pode utilizar através da virtualização.

Eu ignorei muitos ótimos software é claro, pois me prendi aos mais utilizados.

Clique aqui e mande sua sugestão.







Postagens mais visitadas deste blog

Minha revisão de REDES

O Modelo internet. É composto por 5 camadas ( Aplicação, Transporte, Rede, Enlace e Física), as camadas superiores utilizam serviços oferecidos pelas camadas inferiores. Assim como as camadas inferiores recursos das camadas superiores, na imagem abaixo da pra se observar que por exemplo. A Camada Transporte REDE, recebe segmentos da tabela Transporte. O que é o RTT. Round-trip time, é o calculo que determina o tempo que um pacote leva para sair da fonte, e ir até o destino. Clique Aqui se quer saber como fazer esse calculo. O que é o Slow start. É o método que ao começar algum tipo de tráfego na rede, o host manda pequenas quantidades de pacotes, de acordo com o Janela, o receptor que não está havendo congestionamento. O que é um Socket ? Segundo Marcoratti, "Um socket pode ser entendido como uma porta de um canal de comunicação que permite a um processo executando em um computador enviar/receber mensagens para/de outro processo que pode estar sendo executado

Criando um sistema de login em Java.

Login Pessoal, nesse exemplo vou demonstrar como criar um sistema de login em Java, usando servlet , jsp , e html. A IDE usada será o Netbeans , Bom a primeira coisa a ser feita é criar um projeto web pelo NetBeans . Para isso, siga os seguintes passos. Menu     File → New Project Agora clique em Java Web, depois aplicação WEB. Agora clique em Next . Coloque um nome para sua aplicação WEB, e clique em finish . Novamente clique em Next . Feito isso, agora vamos criar o formulário para que o usuário entre com o Login e a senha. Formário HTML <%@page contentType="text/html" pageEncoding="UTF-8"%> <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"    "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html>     <head>         <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">         <title> Sistema de login em JSP </title>     <

Problema de charset OTRS

Tive um problema com apache e OTRS, nosso banco ORACLE estava no charset iso-8859-1. Foi necessário jogar essas linhas no arquivos /etc/init.d/httpd LANG='AMERICAN_AMERICA.WE8ISO8859P1'; export LANG NLS_LANG='AMERICAN_AMERICA.WE8ISO8859P1'; export NLS_LANG NLS_NUMERIC_CHARACTERS=,.; export NLS_NUMERIC_CHARACTERS Feito isso de um restart no apache service httpd restart Com isso deve resolver o problema.