Pular para o conteúdo principal

Proxy no Linux ( com Squid )

Servidor Proxy (Squid )

O serviço do Squid fica em /etc/init.d/squid podemos mudar de acordo com a distribuição.
Servidor Proxy é um software que recebe conexão de um dado cliente e repassa essas informações, a outros hosts. Suas principais utilidade são:

1.Disponibilizar internet a computadores da rede quando se tem apenas um IP disponível, ou seja, apenas um computador ligado diretamente a internet, desse modo os outros computadores serão clientes, desse, passando a acessar os recursos através do mesmo computador.
2.Aplicar regras de restrições de acesso, como por exemplo, bloquear acesso de determinado usuário a determinado site, ou serviço, ou bloquear acesso de toda a rede a algum site.
3.Ajustar melhor desempenho para acesso a serviços, já que os Servidores Proxy, disponibilizam caches, para diminuir o custo com a banda, aumentar a velocidade já que alguns dados só terão que percorrer o caminho, Cliente – Servidor, e não Internet – Servidor – Cliente.
Funcionamento


Proxy anônimo

Um Proxy anônimo é um servidor Proxy que este conectado a internet e permite acesso de qualquer computador dessa maneira, qualquer computador conectado a rede mundial de computadores em qualquer lugar do mundo pode acessar esse servidor fazendo isso, pode-se navegar anonimamente na internet, já que ele apenas recebe e enviar os pacotes aos destinatários, dessa maneira é possível por exemplo, acessar sites que estejam bloqueado na rede local. Exemplos de servidores são:

Squid, ISA server ( Microsoft ).

Implementação na prática. Nesse tópico é apresentado a configuração de um servidor Proxy (Squid)

No arquivo /etc/squid/squid.conf

http_port 3128
visible_hostname Seminario
acl all src 0.0.0.0/0.0.0.0
http_access allow all

Explicação:
http_port 3128 → É a porta que o servidor escutara para poder responder as solicitações, no caso 3128.
visible_hostname SERVIDOR : O nome do servidor, o mesmo que foi definido na configuração da rede. Para saber o nome do servidor use o comando hostname.

acl todos src 0.0.0.0/0.0.0.0 : Cria um ACL que nada mais é do que uma política de acesso, com o nome todos que se encaixa qualquer IP e qualquer mascara, no caso o primeiro 0.0.0.0 se refere aos IPs e o segundo 0.0.0.0 a mascara de rede.

http_access allow todos: Esse ultimo comando libera o acesso para o grupo que se encaixa em todos, ou seja qualquer computador e qualquer mascara. Esse tipo de configuração é a conhecida como Proxy transparente. Todos os comandos de configuração possível.

Postagens mais visitadas deste blog

Minha revisão de REDES

O Modelo internet. É composto por 5 camadas ( Aplicação, Transporte, Rede, Enlace e Física), as camadas superiores utilizam serviços oferecidos pelas camadas inferiores. Assim como as camadas inferiores recursos das camadas superiores, na imagem abaixo da pra se observar que por exemplo. A Camada Transporte REDE, recebe segmentos da tabela Transporte. O que é o RTT. Round-trip time, é o calculo que determina o tempo que um pacote leva para sair da fonte, e ir até o destino. Clique Aqui se quer saber como fazer esse calculo. O que é o Slow start. É o método que ao começar algum tipo de tráfego na rede, o host manda pequenas quantidades de pacotes, de acordo com o Janela, o receptor que não está havendo congestionamento. O que é um Socket ? Segundo Marcoratti, "Um socket pode ser entendido como uma porta de um canal de comunicação que permite a um processo executando em um computador enviar/receber mensagens para/de outro processo que pode estar sendo executado

Criando um sistema de login em Java.

Login Pessoal, nesse exemplo vou demonstrar como criar um sistema de login em Java, usando servlet , jsp , e html. A IDE usada será o Netbeans , Bom a primeira coisa a ser feita é criar um projeto web pelo NetBeans . Para isso, siga os seguintes passos. Menu     File → New Project Agora clique em Java Web, depois aplicação WEB. Agora clique em Next . Coloque um nome para sua aplicação WEB, e clique em finish . Novamente clique em Next . Feito isso, agora vamos criar o formulário para que o usuário entre com o Login e a senha. Formário HTML <%@page contentType="text/html" pageEncoding="UTF-8"%> <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"    "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html>     <head>         <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">         <title> Sistema de login em JSP </title>     <

Problema de charset OTRS

Tive um problema com apache e OTRS, nosso banco ORACLE estava no charset iso-8859-1. Foi necessário jogar essas linhas no arquivos /etc/init.d/httpd LANG='AMERICAN_AMERICA.WE8ISO8859P1'; export LANG NLS_LANG='AMERICAN_AMERICA.WE8ISO8859P1'; export NLS_LANG NLS_NUMERIC_CHARACTERS=,.; export NLS_NUMERIC_CHARACTERS Feito isso de um restart no apache service httpd restart Com isso deve resolver o problema.